Tudo para facilitar a volta às aulas

Semana que vem, começa tudo de novo!

adaptação na escola primeiro dia de aula primeiro dia na escolinha como fazer adaptação na escola
Finalmente…!

Reunimos dicas legais para ajudar com a preparação à volta às aulas:

  • Preparação da lancheira:

lancheira saudável dicas lanche saudável lancheira saudável dicas lanchinho infantil

Confira algumas dicas:

Como montar: O lanche deve conter cerca de 300 calorias para quem está com peso adequado. Procure colocar uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, barrinhas de cereais), uma de proteína (leite e derivados, frios) e outra de vitaminas e minerais (frutas e suco de frutas)

Suco: os de caixinha são riquíssimos em açúcar, assim como os refrigerantes. O suco de fruta natural é sempre a melhor opção. Outra ideia é usar sucos de polpa congelada, mas precisam ser colocados em garrafinha térmica, pois ela protege da luz e da temperatura e isso impede que o suco fique oxidado, o que deixaria com um sabor azedo. Apesar de alguns estudos mostrarem que há uma redução de vitamina C após 4 horas do preparo, os sucos de maracujá, acerola e abacaxi, sofrem menor oxidação e não alteram seu sabor por até 6 horas. Por isso, prepare o suco perto do horário de ir para a escola.

Bolinhos e biscoitos recheados: Evite os bolinhos industrializados e biscoitos recheados, eles são ricos em açúcares e gorduras. Faça a opção por bolos caseiros – e se puder, faça receitas com farinha de trigo integral, aveia, linhaça, chia e pedaços de fruta e cookies caseiros (você pode preparar durante o final de semana, as crianças vão adorar participar!)

Pãezinhos com patê caseiro: Vários pães são nutritivos e mais saudáveis, como bisnaguinha integral, mini pão sírio integral, mini pão francês integral, mini pão multigrãos… Para o recheio: patê caseiro de ricota com linhaça ou chia; queijo branco com cenoura; peito de peru com tomate e requeijão, geleia de frutas… Cuidado com laticínios nos dias muito quentes, pois eles estragam rápido.

Frutas: essenciais na lancheira! Envie em pedaços mamão e melancia (que não escurecem). Uma salada de frutas bem colorida também pode estimular a garotada. Lembre-se de enviar um talher. Uma dica é embalar no papel toalha ou plástico as frutas mais sequinhas e com casca como: banana, maçã, tangerina ou pêra. Para as frutas pequenas ou que amassam facilmente, como o morango, a uva, a cereja… coloque em um potinho para não prejudicar a aparência, já que primeiro comemos com os olhos. Legumes baby (como cenourinha e tomatinho) também podem ser inseridos na lancheira, as crianças vão gostar!

Granola e cereais:  uma ótima opção são os cereais matinais em embalagem individual, como: o flocos de milho (se possível, sem açúcar) ou até mesmo a granola.

Limpeza: Faça a higienização da lancheira com álcool assim que a criança chegar da escola, e lave com água e sabão uma vez por semana

Se precisar de etiquetas em vinil (que não estragam na água), a Festinha Legal faz! É só entrar em contato.

  • Mochila de cara nova:

Volta às aulas pede mochila nova? Não necessariamente! Dá para deixar a mochila limpa e novinha de novo. 

mochila limpeza dica para manter mochila limpa dicas de limpeza das mochilas como limpar a mochila

1- Deixe a mochila de molho em 5 litros de água + 1 “mão cheia” de detergente (encha a mão) – o detergente tira gordura e não vai manchar sua mochila!
2- Para as manchas mais resistentes, a dica é esfregar com SABONETE branco, assim não estraga mesmo – deixe de molho por 6 horas
3- Esfregue com escovinha, enxague em água corrente
4- Deixe secar fora do sol, para evitar também estragos

Simples e fácil! Chame as crianças para ajudar, é sempre bom incentivar a participação, como são produtos não nocivos, pode deixá-los brincar e ajudar à vontade!

  • Cuidando do material escolar:

material escolar como conservar como manter o material escolar bom dicas volta às aulas mochila

No início do período de aulas, comprar, escolher e etiquetar o material é um momento excelente para ensinar às crianças a valorizar cada item! É interessante escolherem juntos, mostrando os benefícios de cada escolha. Proponha trocas sadias às crianças (caso optem pelos itens da moda), para que vocês usem o dinheiro com sabedoria.

Uma dica bacana: ao invés de comprar um caderno muito mais caro porque tem uma capa de um personagem, você pode comprar o caderno genérico, que tenha a mesma qualidade, e etiquetar com um adesivo personalizado, por exemplo (aqui em casa, o personagem escolhido foi o nosso gato!…)

etiqueta personalizada material escolar animal de estimação

Outro ponto importante: organizem o local de estudos da criança em casa – que deve ser confortável, com boa iluminação e longe de distrações (TV, computador etc) – e separem também o material que deve ficar à disposição durante as tarefas e estudos. Sempre que possível, reaproveite cadernos, lápis e outros itens.

Dicas:

  • Verifique o tamanho das pastas e dos livros solicitados na lista de materiais – lembre-se que a mochila deve ter o tamanho adequado para transportar estes itens. Pode ser que as crianças levem lições de casa em pastas tamanho A4, por exemplo, e ela deve caber na mochila para que não se corra risco de perdê-la no trajeto para casa.
  • Mais fácil do que etiquetar: use uma caneta permanente (daquelas que marcam CDs) para identificar o material, desde lápis até os livros, esta caneca funciona em tudo!
  • Verifique a localização da sala – se a classe do seu filho fica no térreo ou no primeiro andar, mochilas de rodinhas são legais, mas caso tenham muitos andares, será mais fácil usar uma mochila convencional (nos ombros).
  • Faça uma lista básica sobre o que sempre deve estar na mochila, de modo que se possa fazer apenas um check list no dia-a-dia. E a criança, claro, deve participar de tudo isso.
  • Lancheira: o ponto principal é praticidade! Compre pensando na higienização e no espaço, deixe o visual como secundário. Dá também para personalizar com adesivos em vinil, resistentes à água.
  • Kit de higiene: escova de dentes, pasta, pente. Se a criança for grande, fio dental. Lembre-se de consultar o dentista para saber qual o tipo de pasta de dente indicado para cada fase da criança.
  • Aproveite o material que sobrou do outro ano: reaproveitar contribui para que as crianças evitem um consumo excessivo e desnecessário.
  • Não se esqueça: crianças pequenas devem levar uma troca de roupa para alguma eventualidade.
  • Mantenha sempre atualizados todos os dados de contato para que a escola possa contatar você ou alguém de sua confiança caso ocorra algum imprevisto.

Boas aulas!:)

Fotos: Festinha Legal / Internet

Leia também:
– Dicas para escolher a perua escolar
– Adaptação na escola
– Festa na escola, dicas para uma festinha muito legal na escolinha

Anúncios

Um comentário sobre “Tudo para facilitar a volta às aulas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s