Lápis, caderno, borracha, canetinha…

Seus filhos cuidam do material escolar? Estão preparados para a volta às aulas? Separamos algumas dicas legais!

material escolar como conservar como manter o material escolar bom dicas volta às aulas mochila

No início do período de aulas, comprar, escolher e etiquetar o material é um momento excelente para ensinar às crianças a valorizar cada item! É interessante escolherem juntos, mostrando os benefícios de cada escolha. Proponha trocas sadias às crianças (caso optem pelos itens da moda), para que vocês usem o dinheiro com sabedoria.

Uma dica bacana: ao invés de comprar um caderno muito mais caro porque tem uma capa de um personagem, você pode comprar o caderno genérico, que tenha a mesma qualidade, e etiquetar com um adesivo personalizado, por exemplo (aqui em casa, o personagem escolhido foi o nosso gato!…)

etiqueta personalizada material escolar animal de estimação

Outro ponto importante: organizem o local de estudos da criança em casa – que deve ser confortável, com boa iluminação e longe de distrações (TV, computador etc) – e separem também o material que deve ficar à disposição durante as tarefas e estudos. Sempre que possível, reaproveite cadernos, lápis e outros itens.

area de estudos como montar um cantinho de estudos para as crianças
Sugestão de cantinho de estudos

Dicas:

  • Verifique o tamanho das pastas e dos livros solicitados na lista de materiais – lembre-se que a mochila deve ter o tamanho adequado para transportar estes itens. Pode ser que as crianças levem lições de casa em pastas tamanho A4, por exemplo, e ela deve caber na mochila para que não se corra risco de perdê-la no trajeto para casa.
  • Mais fácil do que etiquetar: use uma caneta permanente (daquelas que marcam CDs) para identificar o material, desde lápis até os livros, esta caneca funciona em tudo!
  • Verifique a localização da sala – se a classe do seu filho fica no térreo ou no primeiro andar, mochilas de rodinhas são legais, mas caso tenham muitos andares, será mais fácil usar uma mochila convencional (nos ombros).
  • Faça uma lista básica sobre o que sempre deve estar na mochila, de modo que se possa fazer apenas um check list no dia-a-dia. E a criança, claro, deve participar de tudo isso.
  • Lancheira: o ponto principal é praticidade! Compre pensando na higienização e no espaço, deixe o visual como secundário. Dá também para personalizar com adesivos em vinil, resistentes à água.
  • Kit de higiene: escova de dentes, pasta, pente. Se a criança for grande, fio dental. Lembre-se de consultar o dentista para saber qual o tipo de pasta de dente indicado para cada fase da criança.
  • Aproveite o material que sobrou do outro ano: reaproveitar contribui para que as crianças evitem um consumo excessivo e desnecessário.
  • Não se esqueça: crianças pequenas devem levar uma troca de roupa para alguma eventualidade.
  • Mantenha sempre atualizados todos os dados de contato para que a escola possa contatar você ou alguém de sua confiança caso ocorra algum imprevisto.

Boas aulas! 🙂

Fotos: Festinha Legal / Internet

Leia também:
– Dicas para escolher a perua escolar
– Adaptação na escola
– Lancheira perfeita

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Lápis, caderno, borracha, canetinha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s