O primeiro dia de escola

Estudar é muito bom! E, para os pequenos, tão importante quanto aprender o conteúdo é aprender a aprender! O gosto por estudar se desenvolve quando somos crianças. Estimule! Leia sobre adaptação escolar e ajude seu filho a aproveitar o momento!

adaptação na escola primeiro dia de aula primeiro dia na escolinha como fazer adaptação na escola

Perguntas e respostas

1- Como preparar meu filho?
É importante explicar direitinho como será a rotina (quem vai buscá-lo, levá-lo, e enfatizar que o caminho será muito divertido). Explique sobre os novos amiguinhos, professores, e detalhadamente, conte como é o dia-a-dia da escola, quais as atividades que vão fazer, brincadeiras que vai fazer… Especialistas alertam: é importante não exagerar, não falar como se ele estivesse indo para um bufê infantil, para que ele não fique frustrado. Nessas horas, nada como uma boa conversa. Se as crianças forem mais velhas, fale sobre as descobertas que vão fazer na escola, do espaço físico, as atividades que só são possíveis de serem feitas na escola… Incentive e motive seu filho a gostar da escola e da rotina escolar!

2- Qual o papel da família na adaptação escolar?
Para o pai e a mãe, a adaptação começa na escolha da escola. O ideal é que a família seja presente, que participe das reuniões e atividades e sempre estejam em contato com os professores e funcionários. Além disso, os pais têm o papel de esclarecer, explicar por que ele está indo para a escola, deixar claro que ele vai ficar sozinho lá depois de alguns dias, caso ele seja pequeno. Sempre ressalte a parte boa, e explique tudo com muita segurança e positividade. No caso das crianças mais velhas, é importante reforçar a confiança, garantir que tudo o que eles disserem sobre a escola será ouvido e considerado.

3- Como lidar com o choro?
Primeiro, fique calmo! Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas. Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo. Converse com os professores e coordenadores para decidir como agir em casos como esse. Importante: assegure-se que está passando um tempo de qualidade com a criança, pois assim ela sabe que, após a escola, vai ter aquele tempo para conversar, contar como foi o dia, o que aprendeu, e ficar com você!

4- Na mudança entre Educação e Infantil e Ensino Fundamental, também é necessário o tempo de adaptação?
Sim. Em geral, a própria escola faz esse ritual de passagem, mostrando às crianças e aos pais as novas salas de aula, o material que será utilizado e explicando quais serão as novidades que vêm com essa nova etapa. Se houver uma troca de escola, é importante que os pais estejam mais disponíveis nos primeiros dias.

O que não fazer

Não deixe a criança na escola e diga “já volto em um minutinho”, a não ser que você volte mesmo em 60 segundos. Mentir quebra a confiança com a criança. Diga a verdade e enfatize a experiência na escola como algo muito positivo e divertido.
– Não faça trocas: ir para a escola já é o “prêmio” em si, ir para a escola é muito legal, não há necessidade de presentear a criança por ter ido à escola. Estudar tem que ser valorizado e visto como uma grande oportunidade, não um dever!
– Não compare: como diz o meu marido, os dedos são da mesma mão, mas não são todos iguais. Cada filho é um filho, com seus limites, perspectivas e amadurecimento. Respeite o tempo de cada um, se seu filho mais velho não teve problema algum ao adaptar-se, não significa que o caçula também terá a mesma facilidade.
– Não pressione. Calma, o ano só está começando! Aos poucos, a criança percebe como a escola, os amigos e os funcionários são legais, como ela vai expandir a criatividade, movimentar o corpo, aprender coisas novas, conhecer novos ambientes…
– Não ignore. Se, passado um tempo, ela continuar reclamando de ir à escola, investigue. Pergunte e confie nas respostas e seu filho. Vá à escola, visite-a num horário de aula, conheça a professora e o ambiente. Converse com a coordenação e tente descobrir e solucionar o problema. Não hesite em trocar de colégio se for necessário.

Boa sorte! E aproveite os momentos e aprendizados que seu filho vai trazer! 🙂 

Leia também:
– Como montar uma lancheira saudável
– Dicas para escolher a perua escolar
– Como fazer uma festa de aniversário na escola

Fonte: baseado no artigo Educar Para Crescer
Fotos: internet / arquivo pessoal

adaptação na escola primeiro dia de aula primeiro dia na escolinha como fazer adaptação na escola
A felicidade! risos…

 

Anúncios

2 comentários sobre “O primeiro dia de escola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s