A Perua do tio: dicas

Tempo escasso, trânsito infernal, dificuldade de achar vaga na escola… Muitos pais têm escolhido o transporte escolar (perua) como opção. Mas o que devemos atentar para garantir a segurança e o conforto das crianças?

como escolher perua escolar onibus escolar ônibus escolar é seguro dicas para ônibus escolar perua

 

Listamos alguns pontos importantes:

– Economia de tempo: o tempo que você ia gastar no trânsito, você gasta adiantando suas tarefas e depois poderá passar mais tempo com seu filho. Além disso, também economiza o tempo que seria gasto procurando vaga, desembarcando a criança, levando até a escola…
– Comodidade: as peruas levam e trazem em casa, você poderá ficar menos preso aos horários escolares.
– Pontualidade: as crianças terão que estar prontas no horário da perua! Então, vão chegar na escola também no horário certo.
– Diversão: muitas peruas têm “tios” e “tias” animados, e as crianças vão se divertir com os colegas.

É claro que, na ponta do lápis, pode não ser vantajoso, mas se o trajeto entre escola e residência for muito caótico, pode valer a pena, tem a economia de gasolina e, tempo é dinheiro! Economia de tempo pode ser muito mais importante.

O principal é verificar alguns itens para garantir a segurança e ficar tranquilo na hora de contratar este serviço:

– Os pais devem verificar documentos do veículo e do motorista, credenciamento na prefeitura, conferir e verificar se todos os itens de segurança estão funcionando (cintos de segurança, kit de primeiros socorros etc), verificar estado dos pneus, lanternas etc.

– Também é importantíssimo avaliar as condições de higiene, e se as janelas não abrem mais do que 10 cm.

– Em relação aos cintos de segurança, existe a obrigatoriedade do item em todos os bancos, conforme o que exige o Código de Trânsito Brasileiro. Importante incentivar as crianças a usá-lo e a informar caso não localizem o item.

– Outras exigências do código: identificação externa, em letras pretas sobre fundo amarelo, e aparelho de controle de velocidade – o tacógrafo.

– É sempre preferível contratar um serviço recomendado pela escola. Certamente a escola exige manutenção e não vai confiar num serviço que não seja de qualidade, afinal, são os seus próprios alunos que serão transportados.

Converse com outros pais que usam o serviço, a opinião deles vai ser muito importante para a tomada da decisão.

– Observe como o motorista recepciona as crianças na porta da escola.

– Contrato: ao firmar o contrato de prestação de serviço é preciso constar por escrito tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais do contrato, como período de vigência; horário e endereço de saída e chegada; valor da mensalidade; data e forma de pagamento;índice e forma de reajuste; percentual de multa e encargos por atraso no pagamento e condições para rescisão antecipada. É recomendável obter o endereço e telefone do motorista.

– Em caso de cancelamento do contrato recomendamos que o pedido seja feito por escrito com 30 dias de antecedência, e com cópia protocolada, atentando-se para as condições acordadas na contratação.

– Importante: em caso de falta não haverá desconto no preço, porque o transporte estava à disposição do aluno. Entretanto, em caso de pane com o veículo, o motorista é obrigado a prestar o serviço, através de outra condução, com as mesmas normas de segurança.

– Deixe todos os seus dados de contatos atualizados e informe também os contatos de familiares, amigos e vizinhos que podem ser contatados em caso de emergência. Informe restrições especiais de seu filho.

Boa sorte na contratação deste serviço!

Fonte: Transporte SP

Leia também:
– Dicas para limpar a mochila
– Como preparar uma lancheira saudável
– Como organizar uma festa na escola

como escolher perua escolar onibus escolar ônibus escolar é seguro dicas para ônibus escolar perua
Perua escolar: uma diversão! 
Anúncios

4 comentários sobre “A Perua do tio: dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s