Ajuda para manter a casa arrumada (mesmo que por alguns minutos…!)

Criança pequena e casa arrumada geralmente são antônimos. Muito difícil estabelecer regras rígidas quando as crianças precisam de espaço, precisam de brinquedos, têm que pesquisar, correr, descobrir o mundo… No entanto, existem alguns hábitos simples que podem ajudar bastante no nosso dia-a-dia!

casa bagunça bagunçada como arrumar dicas de arrumação #bagunça #bagunca #casa #dicas #arrumar

1 – Cada coisa em seu lugar: Qualquer coisa que usar, coloque de volta em seu lugar. Aqui em casa, eu explico assim: a “coisa” terá que ser “posta” em algum lugar. Ao invés de colocar em cima da mesa, por que já não colocar no lugar correto? Quando todos da casa tiverem “condicionados”, você verá que grande melhoria!

2 – Tirem os sapatos: Mesmo quando os sapatos estão aparentemente limpos, eles ainda carregam impurezas e pó que vem da rua e dos lugares por onde passaram. Sem falar nos dias de chuva, em que os sapatos podem ficar cheios de lama. Atenção: é muuuuuito comum que os pequenos tragam a areia do parquinho ou da escola em amostras dentro do tênis. Oriente-os a tirar os sapatos no banheiro ou local adequado para varrer toda a areia que vão estar dentro deles.

3 – Use o aspirador e a vassoura a seu favor: Se você faz a limpeza uma ou duas vezes na semana, nos outros dias tente manter os cômodos limpos sem acumular sujeira fazendo algumas limpezas pequenas. Aspire ou varra um cômodo por dia e verá como a faxina ficará mais prática. Dica: aspiradores “robôs” como o Roomba, da iRobot, são um investimento valioso. Pesquise, valem muito a pena!

irobot robô aspirador de pó robozinho que aspira pó roomba

4 – Limpeza do banheiro durante o banho: Durante o banho, procure jogar água morna nas paredes para que a sujeira vá diminuindo aos poucos e nunca se acumule. Alguns produtos como condicionador de cabelo podem ficar grudados e são difíceis de remover quando secos. Por isso, jogue água nas paredes antes de deixar o box e remova cabelos que ficam no ralo para manter o local limpo.

5 – Mantenha as pias limpas e secas: Tanto a pia da cozinha quanto a do banheiro quando estão sujas dão a impressão de que a casa toda está suja. Por isso, sempre que usá-las, jogue um pouco de água corrente para remover a sujeira mais grossa e evitar o acúmulo de poeira ou restos de produtos e comida.
Fique atenta a restos de creme dental que ficam na pia do banheiro e restos de comida que podem se acumular e ficar grudados na pia da cozinha. Quanto antes forem removidas, mais fácil será de eliminar estas sujeiras. As crianças podem e devem ajudar! Mostre que estão escovando os dentes e deixando resíduos. Ensine a limpar após a escovação.

6 – Comidas e bebidas só na cozinha: Evitem comer em outros lugares que não seja a cozinha ou sala de jantar para que seja mais fácil de enxergar a sujeira e limpar logo após a refeição. Comer e beber no sofá da sala, por exemplo, pode deixar alguns rastros que dificultam a faxina. Tenha o costume de sempre limpar o local onde comeu e sua casa ficará limpa por mais tempo. Para quem tem criança, isto é complicado, mas deve-se estabelecer um limite.  

7 – Nunca deixe a louça de hoje para amanhã: Deixar acumular a louça de um dia para o outro pode parecer muito tentador quando você está cansada, mas além de chamar baratas, este hábito faz com que você demore mais na faxina. Lavando a louça no mesmo dia, você evita que os restos de comida sequem e fiquem duros nos pratos, talheres e panelas. Portanto: comeu, lavou. E a criançada deve ajudar: recolher os pratos, ajudar a botar e tirar a mesa… Recompense brincando com eles durante o tempo que economizaram com a limpeza.

8 – Cuidados na hora de cozinhar: Ter um capricho especial na hora de picar o tomate ou na hora de mexer o molho na panela são hábitos que evitam sujar sua cozinha. Tente não cortar alimentos ou mexê-los na panela de forma muito brusca para que estes não respinguem no fogão, na pia e na parede da sua cozinha. Caso isso aconteça, limpe imediatamente enquanto ainda está fácil.

9 – Fique atento a pequenos acidentes: Alguns deslizes, como deixar cair água na hora de molhar uma planta, deixar pingar água do cabelo no chão ao sair do banho e derrubar açúcar no armário ao abrir o pote são completamente evitáveis. Cuidado e carinho ao fazer as coisas em casa te ajudam a impedir estes pequenos acidentes que podem deixar sua casa toda suja. Com criança em casa, isto também será frequente: ensine com paciência e não precisa brigar (acidentes acontecem), mas é necessário explicar e pedir ajuda para consertar a bagunça.

10 – Oriente quem mora com você: Por fim, essas sugestões podem não adiantar muito se você segui-las, mas os outros habitantes da casa não o fizerem. Por isso, procure orientá-los e encorajar estes hábitos inteligentes. Assim, seu lar fica sempre limpo e arrumado e você gasta menos tempo sofrendo para remover a sujeira e organizar a bagunça. LEMBRE-SE, ARRUMAR A CASA E O AMBIENTE ONDE VIVEM É OBRIGAÇÃO E DEVER DE TODOS QUE ESTÃO NESTE AMBIENTE. Clique aqui para ver como as crianças podem ajudar. 

Fonte: texto adaptado do site Dicas de Mulher
Imagens: arquivo pessoal / internet

Leia também:
Brincando de arrumar: dica para transformar a arrumação em brincadeira
– Arrume os brinquedos e faça trocas: feira de troca de brinquedos

casa bagunça bagunçada como arrumar dicas de arrumação #bagunça #bagunca #casa #dicas #arrumar casa limpa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s