Halloween + Saci = diversão!

31 de outubro: dia das bruxas ou dia do saci? É dia de festa! E o que podemos ensinar para as crianças?

halloween ou dia do saci festa das bruxas comemoração no brasil do dia do saci dicas para o halloween dicas festa saci

A tradição do Halloween é estrangeira, popularizada pelos Estados Unidos. Nesta data, marcava-se o início do inverno para o povo celta, que associava a estação aos mortos e à escuridão, daí as fantasias de fantasmas, bruxas e monstros.

Na religião católica, houve uma tentativa de frear estas comemorações pagãs, por isso passou-se a celebrar a véspera do dia de todos os santos (em inglês: “All hallow’s eve”).

E esta história pouco tem a ver com o Brasil, mas, de certa forma, acaba-se presente nas escolas (sobretudo nas de idiomas), e em alguns prédios e casas, que aproveitam para fazer festa e se divertir com fantasias, monstros e sustos.

A história do Saci é folclore brasileiro, indígena com influencia africana e europeia: uma ode a um personagem típico brasileiro, como forma de valorizar a cultura nacional.

Conhecido por usar um gorro vermelho, pular de uma perna só e fazer brincadeiras, o Saci é parte de uma lenda que originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. Inicialmente, era retratado como um curumim endiabrado e conhecedor e defensor da floresta. Com o passar do tempo, a lenda foi sendo adaptada e modificada por onde passava. Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho.

O Saci pode ser um personagem para a festa do Halloween. E os monstros e bruxas, podem ser personagens para a festa do Saci. O que faz a cultura e a diversão é a mistura!

Então, preparamos algumas sugestões de última hora para celebrar a grande festa: Dia do Saci no Halloween! Vai ser um sucesso!

1- Comendo minhocas: compre nos supermercados estas balinhas que se parecem com minhocas. Vale colocá-las em potes diferentes, para que fiquem assustadoras!

doces para o halloween doces para dia do saci bala de minhoca

2- Aranhas: dá para fazer aranhas com biscoitos – use confeitos para os olhos, as perninhas podem ser feitas com balinha comprida. Segue o link do vídeo para aprender:

3- Corrida do Saci: A Corrida de um pé só, é uma disputa em que o desafio é percorrer um caminho traçado, pulando em um pé só. Quem encostar o pé no chão, tropeçar ou tocar em outro jogador durante o percurso, é eliminado. Ganha quem conseguir fazer o percurso mais vezes, apoiado em um pé só.

É muito fácil brincar: com giz ou uma pedrinha, trace um circuito no chão, largo o bastante para ser percorrido por pelo menos dois jogadores de cada vez.

Vale fazer umas curvas fechadas para dificultar um pouco as coisas. Então, reúna o grupo que vai brincar e peça para fazerem duas filas. Sai um jogador de cada fila e os dois tentam percorrer o circuito o mais rápido possível, em um pé só. Quem perder o equilíbrio, pisar da linha do circuito desenhado ou apoiar o segundo pé no chão, está fora. Quem conseguir terminar o circuito direitinho passa para a fase seguinte. Ganha o melhor saci, ou seja, quem conseguir atravessar o circuito mais vezes sem errar.

 4- O dia do Saci: Logo de manhã, combinem com a família de ficarem bem espertos para identificar tudo o que o Saci aprontar!

Segue a lista do que o Saci sempre faz:

– Esconder alguma coisa que estamos procurando
– Derrubar água
– Assustar com gritos e assovios
– Abrir a porteira e soltar o gado (ou os cachorros, ou os gatos)
– Dar nós nas crinas dos cavalos (ou no cabelo das bonecas!)

Façam uma aposta e busquem um prêmio! Se o Saci aprontar pelo menos uma de suas traquinagens, a família ganha o prêmio! 🙂 

saci dia do saci halloween dia das bruxas comemorar festa halloween no brasil

5- Morcegos assustadores: Podem ser recortados em cartolina ou papelão e pintados de preto. Aí, é só pendurar com uma fita e fazer a decoração! Ah, durante o processo, se algo der errado, já podem botar a culpa no Saci e garantir o prêmio! 🙂

Molde de morceguinhos (clique para abrir a imagem, então salve usando o botão direito do mouse, imprima e use como molde para cortar o papelão ou cartolina):

molde morcego morceguinho dia das bruxas halloween dia do saci brasil

Sugestão de como fica:

morcego como fazer morceguinho móbile decoração dia das bruxas decoração do halloween dia do saci

6- Fantoche do Saci: feito com reciclados, as crianças vão adorar! É só seguir as instruções aqui.

fantoche de saci com caixa de leite reciclada folclore

Boa diversão!
Ah, se precisar de itens personalizados, a Festinha Legal faz! É só clicar aqui para acessar o site. O Instagram da Festinha Legal é @festinhalegal

Fonte: Internet / Guia Infantil BR / Cliqui.net / Espaço Educar

Leia também:
– Festa Harry Potter: dicas incríveis
– Festa do Folclore
– Crispies de chocolate

halloween ou dia do saci festa das bruxas comemoração no brasil do dia do saci dicas para o halloween dicas festa saci

Anúncios

Um comentário sobre “Halloween + Saci = diversão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s