Natação e as crianças

As crianças precisam se exercitar! Consultamos a Dra Fabiane Berruezo Barbosa, parceira da Festinha Legal e Cardiologista Pediátrica, para uma opinião mais aprofundada. natacaoFestinha Legal: Por que escolher natação?
Dra Fabiane: Primeiramente, por ser uma atividade bastante completa, movimenta todos os músculos, aumenta a resistência cardíaca, desenvolvendo a capacidade aeróbica e motora da criança. A água é relaxante e proporciona maior autonomia dos movimentos à criança, fortalece os músculos e a postura dando maior senso de equilíbrio.

Festinha Legal: Por que é indicada para as crianças que têm asma?
Dra. Fabiane: Muitas mães com filhos com asma procuram a natação como
exercício porque ajuda a fortalecer a musculatura torácica e o diafragma, o que torna a troca de oxigênio mais fácil e natural.

Festinha Legal: Quais os benefícios para as crianças com menos de 5 anos?
Dra Fabiane: As crianças até os 5 anos de idade passam por um processo intenso de maturação e desenvolvimento, a natação proporciona melhora da coordenação motora, noções de espaço e lateralidade, além de preparar a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento. Estimula o apetite, tranquiliza o sono e previne várias doenças respiratórias. Estreita o vínculo com a pessoa que acompanha (os menores de 3 anos só devem entrar na piscina acompanhados de um responsável).

bebe-natacaoFestinha Legal: Existe idade mínima para começar?
Dra Fabiane: A idade recomendada para iniciar é a partir do 6 meses.

Festinha Legal: Qual a sua dica para evitar “acidentes” durante as aulas, na piscina, com os bebês
Dra Fabiane: Deve-se utilizar fraldas especiais de piscina para os que ainda não têm controle de xixi e coco para que não ocorram “acidentes” na piscina. Importante: evite alimentar os bebês 1 hora antes da natação.

Festinha Legal: E quais os cuidados com a temperatura e tratamento da água da piscina?
Dra Fabiane: A temperatura da água deve ficar entre 31 e 33 graus. Procure locais que utilizem ozônio e salinização para a limpeza das piscinas são melhores e evitam irritação da pele e problemas respiratórios causados pelo cloro.

Nadar é uma atividade excelente! Além de todos os benefícios para a saúde, também é importante que seu filho aprenda a nadar. Hoje em dia, muitos condomínios têm piscina, nas férias as crianças podem viajar para locais onde também estarão em contato com água – é importante prevenir acidentes! Nadar é uma delícia, com segurança, melhor ainda!

Consultoria e agradecimentos: Dra Fabiane Berruezo Barbosa, cardiologista pediátrica (instagram: @cardiopediatrasp)
Imagens: Internet

Anúncios

3 comentários sobre “Natação e as crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s