Economia doméstica!

É muito legal economizar. Mais do que isto: é necessário! Confira nossas dicas!cofrinho

1- Anote todas as suas despesas. TODAS – inclusive o expresso, ou a compra de “Gogos” para os filhos. Se puder, use uma planilha em excel para conseguir visualizar para onde seu dinheiro vai todos os dias. Aí, tente controlar e ver onde estão os gastos que podem ser cortados ou substituídos.

2- Planeje as refeições da semana e faça as compra de uma só vez. Compras de última hora (mercearia, armazéns, lojas de conveniência etc) sempre significam despesas a mais, pois você não poderá comparar e/ou avaliar os preços.

3- Se você morar numa cidade grande, é possível fazer uma “visita” a vários mercados. Acredite: a diferença de preço entre itens iguais é gritante! Além disso, alguns mercados pagam o menor preço, então, colecione panfletos! Uma dica é visitar atacadistas também, principalmente para itens de limpeza e alimentos não perecíveis.

4- Gasta muito com presentes para as festas dos amigos dos filhos? Aproveite as promoções e não tenha dó de estocar brinquedos em casa! Escolha modelos bacanas, que todas as crianças costumam gostar.

5- Na hora de planejar as festas dos filhos, pesquise e verifique. Preços muito baixos podem dar dor de cabeça e virar custo extra depois, o melhor é encontrar uma empresa que seja confiável e com bom custo-benefício. Planeje, fazer com antecedência vai te ajudar a poupar tempo e dinheiro. Leia aqui.

5- Busque promoções em salões de beleza – geralmente, durante a semana, sempre tem ótimas opções. Deixe então para fazer aquele tratamento numa quarta-feira, por exemplo, pois você vai pagar menos do que se fizer no final de semana.

6- Dentro de casa, evite gastar energia elétrica a toa. Faz mal à natureza e ao bolso. Verifique o nível da geladeira, às vezes não é necessário deixar no máximo. Incentive as crianças a fazerem uma “busca” por luzes acessas e eletrônicos ligados sem necessidade.

7- Economize água também: lógico que temos a crise hídrica, não é possível desperdiçar nenhum recurso. Verifique vazamentos, torneiras que pingam… Evite banhos longos e use baldes para reaproveitar a água.

8- Deixe para passar roupas quando tiver várias peças, e comece sempre pelas mais finas, que necessitam de menos aquecimento. Tente usar menos o ferro, pendurando as peças ainda molhadas em cabides – alguns tecidos não vão amassar e você não vai precisar passar.

9- Use lâmpadas fluorescentes na casa inteira. Embora todo mundo saiba que elas são econômicas, vale lembrar que elas geram uma economia de até 80% em comparação com as incandescentes.

10- Evite o desperdício de alimentos. Reaproveite e transforme pratos, o arroz de ontem é o risoto de hoje! Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.

11- Quando cozinhar verduras e legumes, não jogue fora a água do cozimento, utilize-a na elaboração de sopas, molhos ou até mesmo para cozinhar o arroz. A água do macarrão pode ser usada para engrossar o molho também (pois o macarrão libera amido durante o cozimento).

12- Aproveite o forno: para economizar gás, faça vários pratos de forno que possam ser assados ao mesmo tempo. Quando forem retirados do forno, aproveite o calor para torrar pães amanhecidos cortados em fatias.

13- Pão: mil utilidades! As sobras de pão podem virar pudins, rechear aves e acompanhar sopas e saladas. Corte o pão em quadradinhos, frite em manteiga, ponha-os sobre um papel absorvente, guarde-os em uma lata bem tampada e sirva com sopas ou saladas.

14- Cebola nova: para que aquela metade da cebola que sobrou não resseque, passe um pouco de manteiga na parte que a cebola foi cortada. Outra ideia é embrulhá-la em papel alumínio, que ajuda a conservar vários alimentos.

15- Não deixe o celular carregando a noite inteira. Além de desperdiçar energia, a prática reduz a vida útil da bateria.

16- Cuidado com os gastos com guloseimas! Antes de comprar alguma coisa pronta, verifique se você não consegue fazer em casa a receita. Vai ficar muito mais barato comprar os ingredientes! E ainda pode ser divertido!

Estas atitudes parecem pequenas no dia-a-dia, mas ao longo prazo, podem fazer sim grande diferença ao seu orçamento. Não deixe de sair, comer fora e se divertir, mas faça tudo de forma organizada. Sucesso e boa economia!

*Conte com a Festinha Legal para uma festa com excelente custo-benefício: http://www.festinhalegal.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Economia doméstica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s