MDF: dicas da especialista!

Gosta de fazer arte? Peças em PDF são fáceis e uma terapia! Confira nossas dicas de especialista:

Vários revestimentos, várias técnicas
Vários revestimentos, várias técnicas: uma verdadeira terapia!

1- Antes de mais nada, decida a “função”: vai ser um presente? Para quem? Vai ser uma peça de decoração? Para quem? Vai ser lembrancinha para festa?

2- Defina qual será a peça. Caixinhas, porta controle remoto, sousplat, nichos, porta-retratos, brinquedinhos, porta joias, móveis, letras…

3- Pense no revestimento. Pode ser pintura, tecido, elementos em biscuit, técnica decoupage, glitter, mosaico… Hoje em dia existem papéis e tecidos autocolantes, de aplicação facílima.

Letra em MDF revestida com glitter
Letra em MDF revestida com glitter

4- Ideia fácil e que dá resultado: use fitas de fita crepe para criar faixas paralelas, xadrez, listras… é só colar algumas fitas durante o processo da pintura, e ir removendo (a fita crepe deixará a parte selecionada com a cor anterior). Importante: espere secar bem antes de retirar a fita. Vale a pena trabalhar com moldes vazados e estêncil (são vendidos em lojas de artesanato, mas você consegue fazer os seus com cartolina e recortes).

5- Material básico: lixa fina (lixa nº 200 ou superior), pano para remoção da poeira, pincel e rolinho (dependendo do tamanho), tinta acrílica, verniz. Dependendo da técnica escolhida, a lista de material aumenta.

lista-material-mdf
Material básico para começar a brincadeira!

6- Onde comprar: aqui em SP, indicamos a Casa da Madeira e African Artesanato (Perdizes) e a Casa da Arte (Brooklin). Também é possível encontrar material na região da 25 de março.

7- Como começar: escolha um local arejado, forre a mesa de trabalho, separe todo o material. Lixe a peça e remova o pó. Aplique a primeira demão de tinta, espere secar por 2 horas (para tons pastéis, fica muito bacana aplicar primeiro uma base em branco). Aplique a segunda demão de tinta e, se necessário, aguarde mais 2 horas para uma terceira aplicação. Dica: para um acabamento bem lisinho, lixe a peça entre os procedimentos de pintura também.

Técnica biscuit: prepare o biscuit e utilize cola branca para fixação no MDF. 
Técnica biscuit: prepare o biscuit e utilize cola branca para fixação no MDF.

8- E as crianças, podem participar? Com supervisão constante, pois a tinta mais indicada pode ser forte, além de manchar. As crianças maiores podem se divertir, desde que sejam monitoradas.

Boa diversão!

Se precisar de ajuda, conte conosco. Também fazemos artesanato em MDF.
Texto e fotos: Festinha Legal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s