Lancheira perfeita!

Na hora do dia-a-dia, fica sempre mais fácil organizar a lancheira das crianças com produtos industrializados. Mas, com algum planejamento, você pode fazer algumas trocas e oferecer mais nutrientes!

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Confira algumas dicas:

Como montar: O lanche deve conter cerca de 300 calorias para quem está com peso adequado. Procure colocar uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, barrinhas de cereais), uma de proteína (leite e derivados, frios) e outra de vitaminas e minerais (frutas e suco de frutas)

Suco: os de caixinha são riquíssimos em açúcar, assim como os refrigerantes. O suco de fruta natural é sempre a melhor opção. Outra ideia é usar sucos de polpa congelada, mas precisam ser colocados em garrafinha térmica, pois ela protege da luz e da temperatura e isso impede que o suco fique oxidado, o que deixaria com um sabor azedo. Apesar de alguns estudos mostrarem que há uma redução de vitamina C após 4 horas do preparo, os sucos de maracujá, acerola e abacaxi, sofrem menor oxidação e não alteram seu sabor por até 6 horas. Por isso, prepare o suco perto do horário de ir para a escola.

Bolinhos e biscoitos recheados: Evite os bolinhos industrializados e biscoitos recheados, eles são ricos em açúcares e gorduras. Faça a opção por bolos caseiros – e se puder, faça receitas com farinha de trigo integral, aveia, linhaça, chia e pedaços de fruta e cookies caseiros (você pode preparar durante o final de semana, as crianças vão adorar participar!)

Pãezinhos com patê caseiro: Vários pães são nutritivos e mais saudáveis, como bisnaguinha integral, mini pão sírio integral, mini pão francês integral, mini pão multigrãos… Para o recheio: patê caseiro de ricota com linhaça ou chia; queijo branco com cenoura; peito de peru com tomate e requeijão, geleia de frutas… Cuidado com laticínios nos dias muito quentes, pois eles estragam rápido.

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Que tal preparar um espetinho saudável? As crianças vão adorar!

Frutas: essenciais na lancheira! Envie em pedaços mamão e melancia (que não escurecem). Uma salada de frutas bem colorida também pode estimular a garotada. Lembre-se de enviar um talher. Uma dica é embalar no papel toalha ou plástico as frutas mais sequinhas e com casca como: banana, maçã, tangerina ou pêra. Para as frutas pequenas ou que amassam facilmente, como o morango, a uva, a cereja… coloque em um potinho para não prejudicar a aparência, já que primeiro comemos com os olhos. Legumes baby (como cenourinha e tomatinho) também podem ser inseridos na lancheira, as crianças vão gostar!

Granola e cereais:  uma ótima opção são os cereais matinais em embalagem individual, como: o flocos de milho (se possível, sem açúcar) ou até mesmo a granola.

Limpeza: Faça a higienização da lancheira com álcool assim que a criança chegar da escola, e lave com água e sabão uma vez por semana

Se precisar de etiquetas em vinil (que não estragam na água), a Festinha Legal faz! É só entrar em contato.

Fontes: Super Healthy Kids / mulher.terra.com.br/ http://www.entrelegumeseverduras.com.br/

Leia também:
– Como limpar a mochila das crianças
– Obesidade infantil: dicas para evitá-la
– Como fazer uma festa de aniversário na escola

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Lancheira colorida e saudável! 🙂
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11 comentários sobre “Lancheira perfeita!

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