Planejando a festinha

Preparamos um cronograma com dicas úteis para ajudar no planejamento da sua festinha!

– 7 meses antes: parece cedo, mas não é! É hora de decidir a data e o local da festinha. Se for em buffet infantil, já é hora de começar a pesquisar para negociar o parcelamento e reservar a data – não deixe para fechar em cima da hora, pode não achar a data disponível! Se a festa for no buffet, você precisa também definir o tema da festa. Escolha também o tipo de festa: vai ser só para as crianças ou o convite será para toda a família? Vai ser só para os amigos da escola ou só para a família?

– 6 meses antes: defina a lista de convidados. Lembre-se de dividir entre adultos e crianças, e também divida por idades (se fizer no buffet, consulte com quantos anos a criança conta como “pagante”). Se fizer em casa ou no salão, também é importante dividir para estabelecer as quantidades. Lembre-se que calculamos uma taxa de 70 a 80% de presença. Não se esqueça de incluir na lista os possíveis “acompanhantes” (como avós do convidado, irmãos etc). Escolha também como vai registrar o evento: vai contratar foto e vídeo? Só vídeo, só foto? Pesquise, cote e negocie. Outra solução é contar com a ajuda dos amigos e familiares, combine para que alguns levem suas máquinas e registrem o momento.

– 5 meses antes: pense na decoração, nos convites, nas lembrancinhas, na mesa, nos detalhes. É legal ter esta antecedência para poder pesquisar e conversar com as empresas que oferecem estes serviços. Lembre-se de escolher quem atende bem e tem opções de artes. Defina quem vai ganhar lembrancinhas (serão só as crianças, ou as mulheres também vão levar um “mimo”?). Prefira as lembrancinhas funcionais: são úteis e todo mundo adora! Os docinhos personalizados também são excelentes: fazem muito sucesso e servem como decoração. Defina o bolo: será um bolo decorativo (“fake”), decorativo comestível (pasta americana) ou bolo tradicional? Escolha também a alimentação.

cronograma planejamento de festa como planejar uma festa dica para organizar uma festa

– 4 meses antes: pense na animação e recreação da festa. Quer contratar uma equipe? Quer contratar brinquedos? Pense também em brincadeiras, como por exemplo, desenhos com o tema da festa e giz de cera para a criançada se divertir. Oficina de massinha, cupcakes, tinta… tudo faz sucesso! Um jogo de futebol, gincana e caça ao tesouro também são inesquecíveis! Que tal fazer uma piñata? Reserve tempo para planejar ou encontrar uma equipe que faça isso por você. Pesquise, cote e defina tudo o que vai oferecer.

– 3 meses antes: pesquise e encomende toda a alimentação (pode ser churrasco, salgadinhos, festival de massas, festival de crepes, panquecas, hotdogs, barraquinhas, piquenique…) Não se esqueça dos docinhos e do bolo. O ideal é provar no fornecedor ou pedir indicação aos amigos. Feche também a equipe que vai participar: garçonetes, garçons, churrasqueiros. Não se esqueça da bebida: vale a pena pesquisar nos principais mercados (não se esqueça dos atacadistas, que geralmente têm preços mais baixos). Verifique também se vai preparar de mesas e cadeiras, alugue se for precisar. Não se esqueça de itens como toalhas, guardanapos, talheres, copos. Para fazer festa em salão de prédio ou clube, geralmente 3 meses de antecedência é o tempo necessário para fechar a reserva.

– 2 meses antes: comece a preparar itens adicionais, como a trilha sonora da festa, roupa para você e para o aniversariante, fantasia caso o aniversariante queira. Faça uma retrospectiva para relembrar os momentos especiais do pequeno: separe as fotos, escolha as músicas marcantes. A maioria dos buffets oferece gratuitamente, mas você também pode comprar ou fazer você mesmo!

– 1 mês antes: hora de distribuir os convites! Use convites virtuais para quem não vai encontrar. Outra ideia é criar um evento no Facebook e divulgar via Whatsapp. Agende para se arrumar, e um penteado especial caso o aniversariante queira. Entre em contato com o buffet para conferir se está tudo certinho.

– 2 semanas antes: está quase na hora! Monte, confira, arrume todas as lembrancinhas. Confirme com o buffet a quantidade de convidados.

– 1 semana antes: envie um lembrete para as crianças da escola, com pirulito é uma boa ideia! Separe as roupas, verifique os últimos preparativos com o buffet ou com os fornecedores da festinha. Verifique e arrume os itens para as brincadeiras que vão ocorrer na festa. Separe os CDs ou playlists para a trilha sonora.

– 2 dias antes: monte os docinhos. Leve a cerveja para o buffet, se fizer em casa, compre e coloque as bebidas para gelar. Compre gelo!

– 1 dia antes: prepare o salão, limpe tudo, faça um check-list para não se esquecer de nada. Descanse, é amanhã!

– No dia: aproveite cada momento! Não se preocupe com nada! A festa acaba muito rápido, então divirta-se: dê atenção a todos os convidados, mas não se esqueça de brincar com o aniversariante! Boa festinha!

Consultoria: Festinha Legal

Leia também:
– Erros que podem acontecer numa festa de aniversário
– Temas diferentes para a festa
– Menos é mais: dicas para uma festa simples e divertida

festa inesquecível festinha infantil dica planejamento como organizar uma festa cronograma de festa preparar uma festa
A festa será inesquecível! 🙂
Anúncios

13 comentários sobre “Planejando a festinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s